1.12.16

3 DE DEZEMBRO




1753 – Após relatar ao rei de Portugal as tropelias dos aventureiros Francisco Portilho de Mello e Pedro Braga, dois contrabandistas célebres, em Ilha de Santana, Mendonça Furtado recebe autorização de prisão para eles. O rei determina as forças marítimas a perseguirem os acusados. Vendo-se ameaçado, Portilho desce o Amazonas com sua escuna e um exército de índios fecheiros e remadores, estabelecendo-lhe na Ilha de Santana, criando, ali, um povoado, e espalhando homens em postos avançados nos rios Matapi, Anauerapucu e Vila Nova.

1808 -  A expedição saída de Belém (Pará) contra a Guiana Francesa chega ao Oiapoque. As tropas desembarcam e ocupam sem oposição  a margem esquerda do rio. (Ver 15 de dezembro). A expedição constava da corveta inglesa “Confiance” (20 bocas de fogo ao comando de James Lucas Yeo, depois sir James), dos brigues “Voador” (18 canhões, ao comando do capitão de Fragatas  José Antonio Salgado) e “Infante D. Pedro “ (18 canhões ao comando  do capitão-tenente Luís da Cunha Moreira),  a escuna “General Magalhães” (12 canhões) e outras embarcações pequenas (“custers”) “Vingança” e “Leão” (13 canhões cada), três barcas canhoneiras (um canhão cada)0  e três pequenos transportes. Esses navios conduziam 700 homens de tropas brasileiras, quatro peças e 20 obuzes, sob o comando  do tenente-coronel Manuel Marques (Manuel Marque d’Elvas Portugal).

1883 – É criada, em Bailique, a Paróquia de N. S. da Conceição, e o padre Genésio Lustosa é seu primeiro vigário.

1924 – Nasce em Afuá, no Pará, Durval Alves de Mello.

1935. O presidente Getúlio Vargas, após ter nomeado interventores (governadores e prefeitos) em todos os Estados e cidades brasileiras, realiza nesta data eleição para prefeitos e vereadores, e as Câmaras Municipais retornam, substituindo os Conselhos de Intendência, passando os intendentes das cidades a serem denominados de Prefeitos.

1950. Os governadores do Amazonas (Álvaro Maia) e do Rio Grande do Sul (Ernesto Dornelles) comentam sobre a viagem que empreenderam ao Amapá.

1957. Macapá. Os irmãos Isaac, Jaime e Moisés Zagury  montam a Sorveteria Central.

1967 -  Nasce em Macapá, no Amapá, Nonato Quaresma de Oliveira (Nonato Resma), poeta e compositor. Autor da obra Murmúrios.

           

2008 (03 a 07 de dezembro) - Laranjal do Jari. É realizada a I Feira Agroextrativista do Vale do Jari, com a participação de agroextrativistas de Laranjal e Vitória do Jari. Realização do Governo do Estado do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário