1.12.16

5 DE DEZEMBRO



1858, Interior do Estádio Municipal Glicerio Marques, em Macapá - Atividade estudantil

1835 – O major Francisco de Siqueira Monterozzo Mello da Silveira Vasconcellos, comandante militar de Macapá, relata ao presidente da Província do Pará, a vitória das tropas legalistas frente aos cabanos, ocorrida em 20 de novembro de 1835, em Ilha Vieirinha, três marés distantes de Macapá.

1975 – Silvio Augusto Bastos Meira, membro do Conselho de Cultura do Pará, lança a primeira edição da obra FRONTEIRAS SANGRENTAS, HERÓIS DO AMAPÁ em Belém (Pará), dando uma versão romanceada sobre a vida de Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho.

1980 – O bioquímico e empresário RugattoBoettger faz comentários no jornal MARCO ZERO, sobre as vantagens e desvantagens do Amapá se transformar em Estado.

1992 – É fundado em Macapá  o Sindicato dos Jornalistas  Profissionais do Amapá, Sindjor.

2000 –Depois de 14 meses de trabalhos e 152 sessões, nas quais foram ouvidas 450 pessoas. A CPI do Narcotráfico tem relatório aprovado pela Câmara dos Deputados. Ao todo foram 824 pessoas indiciadas. No Amapá, foram indiciados por narcotráfico e crime organizado: O empresário Silvio Barbosa de Assis, O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-presidente da Assembléia Legislativa, José Júlio Miranda Coelho; O ex-deputado estadual Francisco Milton Rodrigues; O deputado estadual Paulo José; O vereador Jorge Alcindo Furtado Abdon “Zeca Diabo”; O deputado estadual João Jorge Salomão de Santana; A presidente do Tribunal de Contas do Estado, Margareth Salomão de Santana  e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Fran Soares do Nascimento Junior

2001. A Aids já matou 86 pessoas no Amapá em 13 anos. Segundo o Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, a maioria dos casos foi registrada na faixa etária entre 20 e 24 ano, com 130 casos verificados, e entre os adultos com idade de35 a 49 anos, foram 55 casos, o que comprova que a doença está se alastrando mais entre a população jovem. (Diário do Amapá, 5 de dezembro de 2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário