1.12.16

4 DE DEZEMBRO



1751 –Em carta endereçada a seu pai Franciosco Luis da Cunha Ataíde, chanceler do Reino, o  governador Mendonça Furtado comenta a dificuldade de transporte dos povoadores da nova povoação de Macapá, no Cabo do Norte

1895 – Nasce em Belém (Pará), Waldemiro Oliveira Gomes (Waldemiro Gomes), cientista e escritor, que chegou ao Amapá em 1935 e foi idealizador do Museu Joaquim Caetano da Silva.

1947. Pelo decreto nº 24.156, o Governo Federal autoriza o Governo do Amapá a contratar a Icomi, Industria e Comércio de minérios, a explorar as jazidas de manganês de Serra do Navio.

1992. É aprovada a criação dos Juizados de Pequenas Causas (Juizados Informais de Conciliação no Estado do Amapá). São criadas mais duas zonas eleitorais no Amapá. As novas unidades foram desmembradas da 2ª Zona Eleitoral de Macapá: é a 10ª, abrangendo parte da capital, especialmente o arquipélago do Bailique formado por 42 comunidades, e mais Itaubal do Piririm e Cutias do Araguari.            A outra Zona criada é a 11ª, com jurisdição sobre os municípios de Serra do Navio e Amapari. (Jornal do Dia, 6 de dezembro de 1992)


Nenhum comentário:

Postar um comentário