4.12.16

13 DE DEZEMBRO



1958 - Professora Delzuite Cavalcante

1867 – Joaquim Caetano da Silva publica em Paris a obra L´Oyapoc et l´Amazone.

1916 – É instalada oficialmente em Macapá, a congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, pelo próprio fundador, padre Júlio Maria Lombardi, MSF. Ver 24 de dezembro de 1916 e 13 de dezembro de 1917.

1917 – Em comemoração ao primeiro ano de instalação da Congregação das Filha do Coração Imaculado de Maria, padre Júlio Maria Lombardi funda, em Macapá, o Colégio Santa Maria, para abrigar meninas em regime de internato e semi-internato, que será dirigido pelas religiosas da congregação. Ver 24 de dezembro de 1916 e 13 de dezembro de 1916.

1925. Nasce em São Luiz, MA, Jorge Nova da Costa.

1976. Surge em Macapá a empresa ALTAIR PEREIRA IMÓVEIS, a primeira imobiliária do Amapá.

2000. Brasilia-DF. Realiza-se no auditório João Augusto de Araújo Castro, do Instituto Rio Branco, seminário idealizado e organizado pelo embaixador André Mattoso Maia Amado, diretor do Instituto Rio Branco, com a participação de professores e alunos da Universidade Federal do Amapá, sobre o Centenário do Laudo Suiço (1º/’12/1900).

2001.  O embaixador da India no Brasil, Muthal Menon, passa três dias em Macapá. Veio acompanhado de sua mulher, Shantal Menon. A visita tem como objetivo conhecer o Estado e estabelecer laços de cooperação bilateral com o Amapá. Durante os três dias o embaixador passou o dia conhecendo projetos do Governo do Estado, como o Zoneamento Ecológico-Econômico, a Fortaleza de São José, o Projeto Navegar , a Casa do Artesão e o Projeto Castanha, em Laranjal do Jari.

2011. Inicio de revitalização e sinalização das rodovias Duca Serra, e  AP-440, conhecida como ramal do km-9. As duas interligam todos os municípios do Amapá, integrando as regiões Norte, Sul e Oeste. Com este investimento, o governo fecha o ano melhorando o tráfego com máquinas e trabalhadores nas estradas e rodovias mais movimentadas, levando desenvolvimentos às localidades.

2012. Oiapoque. Populações indígenas liberam a passagem das obras por suas terras para interligação, através de cabeamento, da internet banda larga até Macapá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário