11.12.16

18 DE DEZEMBRO

1960. Guardas sanitários da malária, do antigo DNERU - Departamento 
Nacional de Endemias Rurais; depois SUCAM, e atualment, FUNASA

1676 – O almirante d’Estrés reconquista Cayenne. O “chevalier” de Lezy de la Barre assume como governador, tendo como  ajudante Pierre-Eléonor de la Villa, Marquês de Ferrolle.

1751 – O coronel João Batista do Livramento[1]  começa a fazer o delineamento do povoado de Macapá, e o levantamento das necessidades básicas do local,  cumprindo solicitação do governador do  Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
.
1841 – É ratificado o acordo de neutralidade assinado em 5 de julho, considerando neutra a região entre os rios Oiapoque e Amapá Pequeno.

1921 – Nasce Alceu  Paulo Ramos na localidade de Santo Antonio da Pedreira, no município de Macapá.

1928 – Nasce em  Manaus (Amazonas), Annie Vianna da Costa, filha do advogado e jornalista Osvaldo de Mendonça Viana e da professora Filomena Filgueiras Vianna.

1966 – O jornal FOLHA DO NORTE, de Belém (PA), publica um artigo do historiador Silvio Meira a respeito da Questão de Limites do Amapá, e criticando o esquecimento do amapaenses em torno das figuras históricas de Francisco Xavier da Veiga Cabral (o Cabralzinho), DesidérioAntonio Coelho e o cônego Domingos Maltez, além de outros que, segundo ele, são heróis do Amapá.




[1]     Outras referências dão seu nome como capitão-mor João Batista de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário