15.7.16

21 DE JULHO



1948. O governador Janary Nunes brincando xadrez no restaurante do Macapá Hotel

1675. Os Estados Gerais decidem enviar ao Oiapoque uma expedição para construir nova colônia francesa.[1]

1706 – O governador do Pará relata ao rei de Portugal que as pedras para a construção de fortalezas estão sendo retiradas das pedreiras do rio Arapecu (Pedreira) e a madeira das margens do rio Anajás onde, para isso, foram montadas serrarias.

1918 – O juiz de Direito Interino da Comarca de Amapá, João Alfredo Correia de Sampaio, nomeia Lazare Joseph Avit Liege curador e atual depositário da mineradora The Carsewenne and Development Anglo French Gold Mining Company Limited, em razão da morte de seu sócio-gerente, Fernando Yot, em 19003, e  da paralisação dos trabalhos da companhia há 15 anos. O juiz determinou que fossem arrolados todos os bens da companhia.

1998 – A poucos meses da eleição, o deputado federal Sérgio Barcellos (PFL) entra no TRE  do Amapá com uma representação para investigação de inelegibilidade contra o candidato Capiberibe, por ilícito eleitoral, juntamente com mais 12 secretários de Estado e o PSB, resultando na Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 226/98.

2003. Publicação da Lei Estadual nº 769, no DOE, que institui o programa Primeiro Emprego no Estado do Amapá. A supervisão geral fica a cargo da Secretaria de Estado do Trabalho e do Emprendedorismo (Sete)

2005. O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) recebe o Premio Top Of Mind Brazil¸ categoria Administrações Regionais, conferido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opiniao Pubica (Ibrap) com base em pesquisa de opinião publica realizada em 2005.



[1] SILVA, Joaquim C. O Oiapoque e o Amazonas. Campinas-SP, Unicamp. 2010. Pág, 45, item 103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário