15.7.16

19 DE JULHO


1948. Inauguração da Escola Isolada Mista de Igarapé do Lago

1687 – O governador do Pará, Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, escreve ao rei português, d. Pedro II, relatando como se encontravam as terras do Cabo do Norte, e a necessidade de se construírem fortificações na região.

1753 – Chegam a Belém (Pará), dois regimentos portugueses, um destinado a proteger a capital do Pará e outro a Praça de Macapá.

1860 – Cândido Mendes de Almeida (bisavô do ex-presidente da CNBB, Luciano Mendes de Almeida), publica a obra “Memórias para a História do Extinto Estado do Maranhão”, referindo-se à Província do Maranhão e Grão Pará do século XVII, quando as terras do Amapá pertenciam à referida província.

1883 – É criada, em Mazagão Velho, uma delegacia de polícia.

1919 – O padre Júlio Maria Lombardi monta um grupo de teatro educativo e religioso para os jovens aprenderem a falar em público com menos inibição e boa desenvoltura.

1944 – É fundado em Macapá, o Panair Esporte Clube, por Emanuel de Souza. Nota: O Panair, em 1946, muda de nome para Esporte Clube Macapá.

1970 – É instalado em Ferreira Gomes, um posto da Receita Federal, pelo Ministério da Fazenda.

1974 – Pelo decreto nº 74.303, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, a obra da UHE do Paredão, executada diretamente pala Icomi com recursos de royalties da exportação do manganês, é encampada e entregue à Eletronorte. Nesse decreto é definida a responsabilidade da Eletrobrás para a realização da operação, indicada a fonte de recursos para a indenização (Fundo Global de Reversão) e determina a entrega dos bens atingidos pela encampação para a reserva. A Usina passou a fornecer energia 20 horas/dia.

1978 – Chegam a Macapá as primeiras religiosas carmelitas para residir no Pequeno Carmelo de Santa Terezinha do Menino Jesus, inaugurado em 16 de julho de 1978, pelo bispo José Maritano.

1980 – Rio. Falece o ex-governador Pauxy Gentil Nunes, o Caudilho do Norte, autor da obra Mosaicos da Realidade Amapaense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário