11.7.16

12 DE JULHO


1946. Macapá. Prédio da Rádio Difusora de Macapá

1693 – O padre João de Souza Ferreira percorre a costa setentrional do Brasil, começando pela Capitania do Cabo do Norte, conforme relatório expedido nesta data.

1960 – A portaria nº 244, do MEC, concede equiparação do Ginásio Amapaense com todos os estabelecimentos de ensino do país, reconhecendo o ensino ministrado como válido para todo o país.

1988 – Macapá sedia a IV Aventura Senior Nacional, promovida pela Região Escoteira do Amapá. O evento reúne escoteiros de todas as partes do país.

2001 – O deputado estadual Randolphe Rodrigues (PaT) denuncia, nesta data, que o relatório da UFPA aponta “que das 100 pessoas pesquisadas em Santana (bairro do Elesbão) algumas já apresentam lesões na pele, e há relatos de mortes relacionadas à contaminação por arsênio, como aborto e câncer. 44 pessoas relataram mortes na família: 37 casos de aborto e 25 de câncer. Segundo o relatório, assinado pela diretoria do Departamento de Quimica da Universidade Federal do Pará, Simone Pereira, 98% apresentaram índices de contaminação acima do estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Destas pessoas, 61% apresentou tendências à contaminação.

Outra conclusão dos técnicos da UFPA é que, ao longo dos 40 anos de exploração do manganês e depósito de rejeitos de arsênio a céu aberto, o produto contaminou o lençol freático de Santana, comprometendo os cursos de água próximos. O desastre ambiental envolve uma área de 900 hectares, equivalentes a quase mil campos de futebol. Boa parte do rejeito foi distribuída pela cidade e arredores, como aterro e pavimentação de ruas.
O deputado enviou expediente à Sema sugerindo que tanto a Icomi[1] como a Prefeitura de Santana sejam responsabilizados e multadas em função disso.[2]

2004 -  A Policia Federal apreende, pela primeira vez no Amapá, 600 quilos de urânio e tório, considerados radioativos. Isso coloca o Amapá na rota do contrabando de minérios radioativos. Os minérios foram analisados pelos peritos do DNPM[3], que constatou um alto grau de radioatividade. Apreendidos no município de Amapari, os minérios foram avaliados em R$ 1,4 milhão. [4]

2006. Pela lei estadual nº 1.028, é criada a Floresta Estadual do Amapá, abrangendo áreas dos municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Mazagão, Oiapoque,  Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Serra do Navio e Tartarugalzinho, visando o uso sustentável mediante a exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, “de forma socialmente justa e economicamente viável”.



[1] Icomi: Industria e Comércio de Minérios
[2] Jornal O Liberal, de 12 de julho de 2001.
[3]  DNPM: Departamento Nacional de Produção Mineral
[4]  Diário do Amapá, jornal, 14 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário