25.3.16

31 de Março


1950. Macapá. Rua Candido Mendes. área comercial

1855 – Falece em Belém (PA), o juiz de Direito da Comarca de Macapá, José Joaquim Pimenta de Magalhães. Natural de Recife (PE), José Joaquim diplomou-se pela Faculdade de Direito de Olinda.

1901 – Nasce em Macapá, Odilardo Gonçalves da Silva.

1938 – O decreto estadual nº 2.972, dá a denominação de Veiga Cabral ao município de  Montenegro  (denominação antiga  do  municipio de Amapá). Enciclopédia dos Municípios do Brasil, volume 1, Estado do Pará, Amapá, página 19).

1951 – Oiapoque é palco da realização da primeira cirurgia cesareana no Amapá, levada a efeito com completo êxito. A façanha foi do médico Carlos Asclepíades de Lima, da então Divisão de Saúde (DS), e a paciente foi Glacira Ferreira de Melo.

1952.  Nasce o artista plástico Olivar Cunha. Expôs seus trabalhos em Vitória (Espírito Santo), Brasília (DF) e vários Estados do Sul e Sudeste brasileiro.

1968. O governador Ivanhoé Martins inaugura o Pronto Socorro Osvaldo Cruz, situado inicialmente no mesmo local onde atualmente se encontra a sede do Corpo de Bombeiros Militar, de frente para o Estádio Municipal Glicério Marques, e ao lado da Casa da Cidadania, do TRE. A mudança de endereço para o local definitivo, na Hamilton Sivla, se deu em 1974, no governo de Arthur de Azeve do Henning.

1970 – É ampliada a capacidade geradora da UHE Coaracy Nunes para 240 KWA com três geradores de 80 KWA. O posteamento de madeira da cidade é substituído pelo de cimento-amianto.

1973 – A escola de samba Piratas da Batucada, fundada em 1962, passa a ter seu registro jurídico, com denominação de Associação Recreativa Piratas da Batucada (ARPB), sendo aí iniciada uma nova fase da escola.

1978 – O médico radiologista Roberto Macedo lança, em Macapá, o jornal Marco Zero.

2002 – O Governo do Estado extingue, por decreto, o IPESAP – Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento em Administração Publica, criado em 8 de junho de 1997.

2002 - O arquipélago do Bailique recebe cinco industrias de beneficiamento: mel, polpa de açaí, palmito, camarão e pescado. Além das fábricas, são implantados sistemas de energia eletrica nas cmunidades de Vila Progresso, Macedonia, Jaranduba e Escola Bosque.  O governo inaugurou também 1.300 metros de passarelas, dois trapiches com abrigos e passageiros, dois sistemas de água tratada e a fábrica de beneficiamento de pescado.

2005, Porto Grande. Revitalização da EE Nova Colina 31 de março de 2005.

2006. Criação da Universidade do Estado do Amapá, UEAP, pela Lei nº. 0969, de 31/03/2006, que autoriza a sua criação, e Lei nº. 0996, de 31/05/2006, que a institui.


30 de Março


1950. A primeira agência do Banco do Brasil em \Macapá, na 
Rua Candido Mendes  esquina com a Praça Barão do Rio Branco

1925 – O senador Miguel Calmon publica, no jornal Correio da Manhã, do Rio, desta data, matéria comentando o tratamento a que eram submetidos os presos políticos de Clevelândia do Norte.

1950.  A Unidade Sanitária Mista, inaugurada em Macapá em 3 de setembro de 1946, muda a nomenclatura para Hospital Geral de Macapá. Ver 18 de junho de 1997.

1964.  Na véspera do Golpe Militar, o governador do Amapá Terêncio Furtado de Mendonça Porto recebe instruções do coronel Janary Nunes para se solidarizar com o presidente João Goulart.  O representante do Governo do Amapá no Rio de Janeiro cumpre instruções do governador Terêncio Porto, transmitindo telegrama de solidariedade ao presidente João Goulart. Ver telegramas em Amapá Registros Históricos.

1989 – A Polícia Militar do Amapá abre inscrições, pela primeira vez, ao concurso público para o ingresso de soldados PM femininos. (Edital n 002/89-PMAP).

1998. A Icomi envia à Sema, através de carta, um aditamento ao relatório parcial chamado Estudo 12940-EJPE-1800, que acusa ter recebido, no dia 25 de março de 1988. Nessa carta, a Icomi admite a necessidade de manter sustada a doação do material à Prefeitura de Santana, pois a destinação dada foi diferente da solicitada, e que já existem elementos que indicam a pertinência desta decisão. Ver 20 de fevereiro de 1998.

2000 – O desembargador Carmo Antonio indefere mandado de segurança impetrado por Fran Junior contra a CP da AL, na qual ele pede a anulação de todos os atos praticados pela comissão que investiga as acusações de possíveis improbidades administrativas e quebra de decoro parlamentar contra Fran. O magistrado diz que ela é legal.

2001 – É lançada em Macapá, na Avenida Tancredo Neves com a Travessa Paraíso, Zona Norte, a pedra fundamental do novo prédio do Laboratório Central (Lacen) de Saúde Pública. Vai ocupar uma área de 2.100m2. Valor da obra: 3.395.780,76, financiada pelo Reforço ao Sistema Único de Saúde (Reforsus). Verba do Banco Mundial, com contrapartida do GEA.

2001 – O juiz de Direito de Laranjal do Jarí determina o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais do Beiradão, que mantém a presença de menores praticando prostituição. (Jornal Diário do Amapá, de 31 de março de 2001).


2002 – É inaugurada em Calçoene a Biblioteca Ambiental do municipio. O projeto foi concebido pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente).

29 de Março

1950. Macapá. Encontro social no Aero Clube

1640 -  O capitão João Velho do Vale é nomeado capitão-mor de Gurupá, na Capitania do Cabo do Norte, por seu tio Bento Maciel Parente, com a finalidade de proteger o lugar de alguma invasão holandesa. (Rio Branco, Efemérides, página 181).

1916 – Nasce em Gurupá,. No Pará, o empresário Antonio Cordeiro da Rocha Filho, o fundador do Macapá Shopping e dos supermercados Fortaleza.

1953 – Chega a Macapá, às 100h, pelo iate Araguary, o português Antonio Pereira, o Antonio Português, da Sorveteria Santa Helena (situada no bairro do Trem). Ver 15 de maio de 1967.

2006 -  É criada a Delegacia do Grande Oriente do Brasil no Amapá, instituição maçônica.


2006. Revitalização, em Mazagão, das Escolas Estaduais: - EE Manoel Queiroz Benjamim, na sede; - EE Fagundes Varela, no Distrito do Carvão;Não foram revelados os valores investidos na obra. 

28 de Março

1950. Macapá. Veridiano Souza e Hamilton Silva no interior do Estádio Glicério Marques

1643 – Com 300 homens, chega Poncet de Bretigny a Caiena, mas só encontra seis franceses no local; quatro em Maroni e sete no Suriname, resistentes das duas colônias fundadas pelo cardeal de Richelieu em  1636 e 1640. Permaneceu por um, ano mas não conseguiu levar a companhia comercial avante.

1954.  Ao participar do 13º Campeonato  Brasileiro de Natação Infanto-Juvenil, o Amapá sagra-se Campeão, representado pelo amapaense Benedito Ferreira Monteiro (mil metros nado de costa).

 1980 – Doly Mendes Boucinhas é nomeado presidente da CEA, administrando a estatal até 24 de abril de 1980.


2000 - O presidente da AL ingressa com mandado de segurança no TJ, pedindo que a Comissão Processante em desfavor ao governador João Capiberibe seja declarada ilegal. Fran nega-se a depor na CPI, embora tenha anteriormente assinado citação que o convocou para comparecer na comissão. Estudantes vão às ruas para protestar contra a corrupção na AL, aproveitando as manifestações do Dia Nacional de Luta Estudantil. A concentração aconteceu em frente ao Colégio Comercial do Amapá, es os estudantes se dirigiram à AL onde fizeram um ato simbólico de lavagem da AL. De lá, a manifestação percorreu as ruas de Macapá, da AV FAB até o centro da cidade.

27 de Março


1950. Macapá. Professores Mario Quirino e José Barroso Tostes, ao lado da Igreja de São José

1960 – O vice-presidente da República, João Goulart, visita Macapá juntamente com o marechal Henrique Teixeira Lott, em campanha política. (Jornal Amapá, desta data). 

1972 – O padre e médico pediatra camiliano Raul Matte chega a Macapá pela primeira vez para assumir a direção clínica do Hospital São Camilo.

1981 – É lançado ao “mar” o navio “Catamarã Amapá”, da ENASA (Empresa de Navegação da Amazônia), para fazer a linha fluvial Macapá-Belém. (Jornal Marco Zero, de 28 de março de 1981).

1989 – O governador do Amapá, pelo decreto n 12, cria nas sedes dos municípios do Estado, à exceção de Macapá, delegacias regionais de Educação e Cultura.

1990 – É fundado em Macapá o Sineeap (Sindicato dos Engenheiros do Estado do Amapá). A primeira diretoria é composta pelos engenheiros Francisco Régio de Oliveira Costa (presidente) e Eraldo da Silva Alves (vice-presidente).

1990 – O prefeito de Macapá, João Alberto Capiberibe, assina a Lei n 369/90, que dispõe sobre o valor máximo obrigatório para troco ou isenção de pagamento nos transportes coletivos de Macapá.

1996 – A juíza de Direito de Ferreira Gomes, Elayne da Silva Ramos Cantuária, preside o 1ª  Júri Popular no município de Porto Grande. Atuaram os advogados Luiz Marcos da Silva (acusação) e João Ferreira dos Santos (defesa). O  réu foi o garimpeiro Leônidas Cruz Alves, vugo  “Morte  no  Pé”, que pegou 19 anos, por homicídio. O crime aconteceuy em 1994.

2001 – O jornal “Correio Popular”, de 27 de março, publica uma reportam sobre o Amapá, intitulado “Amapá: um Brasil que todos brasileiros conhecem”.

2002 – A companhia britânica Britsh Petroleum começa a pesquisar a costa do Amapá (cerca de 200 milhas, aproximadamente 400 km), no municipio de Amapá, em direção ao mar, em busca de petróleo.

2004. É inaugurada, em Laranjal do Jarí, a sede própria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O prédio foi edificado ao lado do Fórum da cidade, na Avenida Tancredo Neves, no bairro do Agreste.


26 de Março

1950. Macapá. Trapiche Eliezer Levy

1901. Acontece em Macapá um conflito entre as tropas do capitão da Guarda Nacional de Macapá, delegado de Policia Aprígio Perez Nunes e do tenente de Infantaria do Exército, sediado em Macapá, Pompeu Aureliano de Moura, que teve apoio do juiz de Direito Manoel Buarque da Rocha Pedregulho. Há troca de tiros e lutas entre os contendores. Na realidade, os partidários do delegado Aprígio eram simpatizantes do governo anterior do Pará, Lauro Sodré, que foi derrotado..Nesta mesma data, assume um novo juiz da Comarca de Macapá, Francisco Peregrino dos Santos Tocantins, considerado “Laurista” – partidário do governador Lauro Sodré. Há boatos de que haviam deposto o presidente da República Campos Sales e o vice-presidente Rosa e Silva havia assumido, e que o novo governador do Pará, Augusto Montenegro, havia aderido ao movimento, mas que sua adesão não havia sido aceita.

No dia anterior, 25 de março, havia chegado à capital o juiz Manoel Buarque, como juiz de Direito substituto, considerado “lemista” – partidário do governador Antonio Lemos – acompanhado do capitão Aprígio Peres Nunes, prefeito de Segurança de Macapá. Os lauristas, que constituíam a maioria e que viviam sob regime de opressão, rebelaram-se e atacaram o juiz substituto e o prefeito de policia, ajudados pelo chefe da policia local, coronel Coriolano Jucá, e o alferes do Exército, tenente Pompeu Aureliano de Moura, comandante da Fortaleza de São José. Todos lauristas. Os amotinados cometeram excessos,  prendendo o juiz e sua família em um chiqueiro, na companhia de suínos. A política partidária exacerbada jogava juiz contra juiz. O episódio chegou à troca de tiros entre os litigantes e o juiz de Direito Manuel Buarque, que sempre foi imparcial, só pelo fato de ter sido nomeado pelo governador Augusto Montenegro, sofreu os vexames que posteriormente foram levados ao tribunal.

1988 – O ministro do Interior, João Alves, inaugura o prédio do Banco do Amapá (Banap), na Rua Cândido Mendes, em frente ao Teatro das Bacabeiras.


2002 – São inauguradas a Fábrica de Beneficiamento de Óleo e Massa de castanha-do-pará da Cooperativa Mista Agroextrativista de Laranjal do Jari (Comaja) e a Fabrica de Mandioca da Associação dos Agricultores de Laranjal do Jari (Agrojari). As duas fábricas custaram R$ 606 mil.

13.3.16

25 de Março


1950. Macapá. Vista Aérea

1802 – Portugal e França assinam em Amiens um tratado de paz estabelecendo o rio Araguari como fronteira. V

1950 – O empresário Durval Alves de Melo monta, em Macapá, o Clip Bar, que começa a funcionar em frente ao Mercado Central. O Clip passa a ser o ponto de encontro de amigos. No auge da ditadura militar, o Clip bar foi desativado sob acusação de que o local era usado para reuniões políticas anti-militares.

1993 – São José e Ypiranga abrem o campeonato estadual de futebol, empatando de 1 x 1.


2014. Conclusão de reforma e ampliação da Escola Estadual Deusolina Sales Farias (Rua Goipas nº 107, Pacoval). Valor da obra: R$ 4,5 milhões. Estrutura atual: 2 pavimentos para atender 2.200 alunos, com biblioteca, auditório, refeitório, sala para educação especial, laboratório de informática, sala de professores, sala de dança, diretoria, secretaria escolar, arquivo, banheiros (um adaptado para deficientes físicos), e 21 salas de aula, além de vestiários)

24 de Março


1950. Macapá. Vista Aérea

1688 – Um documento assinado pelo rei de Portugal proíbe qualquer alteração na repartição das aldeias do Cabo do Norte entre os jesuítas e capuchinhos, feita pelo governador anterior, Gomes Freire de Andrade.

 1919 – É criada a Colônia de Clevelândia, pelo governo federal (Diário do Congresso Nacional, da mesma data e de 24 de março de 1928)

1927 – O senador Miguel Calmon pronuncia um discurso no Senado Federal a respeito da Colônia de Clevelândia, de sua precária administração, e conclama providências necessárias para uma política assistencial mais atuante no governo federal para uma política assistencial mais atuante do governo federal (Diário do Congresso Nacional, de 24 de março de 1927).

1966.  Nasce o poeta, jornalista e folclorista Joseli Dias, autor das obras Vitrais e Lendas e Mitos do Amapá.

1983 – É lançado em Macapá, o navio Comandante Idalino Oliveira, nas águas do rio Amazonas.

 1983 – Falece em Macapá, aos 61 anos, o padre Vitório Galliani.

1996 – O Tribunal de Justiça  do Amapá realiza a 1ª Jornada Fluvial, de 24 a 300, na região do Arquipélago do Bailique. A equipe, composta de juizes de Direito, promotores, defensores públicos e serventuários, realizou 300 registros civis de crianças e adultos, celebrou 15 casamentos, realizou 50 audiências das  mais diversas causas, e 300 alistamentos eleitorais.

2000 - O Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro, opina pela derrubada da liminar do desembargador do TJ, Honildo Amaral, em favor de Fran Junior. Mas diz que os deputados requerentes são parte ilegítima no pedido. Fran Junior encaminha ao presidente do STF, Carlos Veloso, documentos adicionais para instrumentalizar o processo.


2011. Japão. Representantes da Associação Nipo-Brasileira no Estado (Anibrap) apresentaram o programa de bolsas de intercâmbio do governo do Japão para pós-graduação em diversas áreas

23 de Março


1950. Macapá. Praia da Vacaria, depois da Fortaleza de S. José, no atual bairro de Santa Inês

1836 – O major Francisco de Siqueira Monterozzo Mello da Silveira Vasconcellos, comandante militar de Macapá, comunica em ofício ao presidente da Província do Pará, marechal Jorge Rodrigues, que os cabanos haviam se apossado das cidades de Gurupá e Santarém, chegando aqui na então vila de Macapá, as principais autoridades desses dois  municípios paraenses, entre elas o juiz de direito da Comarca de Tapajós. Ver 17 de março de 1836.

1925 – O jornal carioca Correio da Manhã comenta sobre as sucessivas deportações dos presos políticos de Clevelândia.

2000 – A revista Época, em edição desta data,  publica uma reportagem sobre o Amapá sobre  as parteiras, intitulada: “A floresta das parteiras”.  Ver em Amapá Registros Históricos.

2002 – É lançada a pedra fundamental do campus da Universidade Federal do Amapá, no municipio de Amapá. O evento teve a presença do senador Sebastião Rocha (PDT-AP), do prefeito Rildo Alaor e do reitor da Unifap

22 de Março


1950. Macapá. Praia da Vacaria (Orla de Macapá, proximo à Fortaleza)



          1730 – O rei de Portugal, d. João V, escreve ao governador do Pará, Bernardo de Souza Freira, autorizando o engenheiro Carlos Varjão Rollim a percorrer a costa setentrional brasileira desde o Cabo do Norte até o rio de Vicente Pinzón (Oiapoque), assinalando os lugares propícios à construção de fortalezas, e que fiquem mais próximas daquele rio.

          1772 – O governador do Pará, Pereira Caldas, consulta o rei de Portugal se deveria suspender ou dar prosseguimento aos trabalhos de conclusão da Fortaleza de São José de Macapá, em razão das despesas contraídas e das perdas de vida ocorridas desde o início dos trabalhos de construção até o presente momento.

          1808 – D. João 6º, já no Brasil, assina declaração de guerra à França.

          1933. É criado, pela Lei Estadual (do Pará), nº 931, o Distrito do Bailique.

          1943 – São instalados em Oiapoque, na vila do Espírito Santo, ex-Martinica, os serviços do Sesp (Serviço Especial de Saúde Pública), funcionando como uma espécie de subposto do Amapá, para investigação de veículos causadores das principais doenças tropicais da região.

          1957 – Chega a Macapá o terceiro grupo de japoneses, composto de 20 famílias.

          1996 – O governador do Amapá, João Alberto Capiberibe, sanciona a Lei n 0264, que torna obrigatório em todo o Estado do Amapá o uso do cinto de segurança. Capiberibe também sanciona a lei n 0262, que autoriza o Estado a construir um memorial em homenagem às vítimas do naufrágio do barco Novo Amapá.

2003. Sanção da Lei Orgânica da Policia Civil, que beneficia 900 servidores da área de Segurança Pública


          2004. Macapá. A Escola Estadual Maria Carmelita do Carmo, localizada no bairro do Buritizal, é agraciada, pelo Ministério da Educação (MEC), com o Premio Grupo Ciência. Representantes da Escola receberam o premio em Brasília-DF. Ela participou com 29 outras escolas brasileira selecionadas. O prêmio é de R$ 20 mil, que serão investidos em projetos educacionais.

21 de Março



1755 –  O governo paraense, tendo conhecimento do prestígio de Francisco Portilho e da proteção que ele recebia dos padres jesuítas (Ver 03.12.1753), resolveu propor-lhe a entrega dos indios que estavam em seu poder, pelo título de Capitão-Mor e Governador de Santana. Portilho não aceitou, e esse ato mereceu a admiração do rei português que, nesta data, comunica ao Ouvidor-Geral a concessão do perdão para Portilho, Pedro Braga e seus comandados.


 1957 – Tem início, em Macapá, a construção do Grupo Escolar Coaracy Nunes, no bairro Santa Rita.

9.3.16

20 de Março


1950. Macapá. Professoras Maria Helena Amoras e Josefa Jucileite

1903 – Nasce em João Pessoa (na Paraíba), o tenente José Alves Pessoa.

1945 – Até agora existem em todo o território do Amapá, 31 escolas primárias.

1951 – Claudomiro de Morais é o novo prefeito de Macapá, em substituição a Edílson Borges de Oliveira.

1967 – O milionário norte-americano Daniel Keith Ludwig compra, de um grupo português, uma área do Vale do Jari, onde monta seu império.

1976 – Falece em Macapá, aos 71 anos, num dia de sábado, o professor Oscar Santos (Mestre Oscar).

1979 – É inaugurado o prédio do Centro Escolar de Macapá, criado através do decreto nº 4/79-GAB, de 7 de março de 1979.

1980 – O ex-governador do Amapá, Pauxy Nunes, lança em Macapá a obra Mosaicos da Realidade Amapaense.

1980 – É instalado o PDS (Partido Democrático Social) em Macapá, pelo governador Anníbal Marcello.

1989 – A Sociedade Beneficente Operária do Amapá é transformada em Associação dos Aposentados e Pensionistas do Amapá.

19 de Março


Esportes. 1950. Macapá. Equive de Voleibol

1752 – É criada a Paróquia de São José de Macapá.

 1782 – É inaugurada a Fortaleza de São José de Macapá.

 1944 – O governador Janary Nunes nomeia Raul Montero Valdez seu secretário geral.

 1945.  Nasce em Belém, o músico, violonista e compositor José Sebastião de Mont’Alverne. Em Macapá desde os dez anos.

1949 – O bispo prelado de Santarém, Anselmo Pietrulla, toma posse como administrador apostólico de Macapá até 15 de novembro, quando é designado para Campina Grande, na Paraíba. Ver 1º de fevereiro de 1949.

1950. É instalada em Oiapoque a aldeia de São José dos Galibis, na margem direita do rio Oiapoque, logo abaixo da cidade de Saint Georges, em um trecho de terra firme cercado de roças familiares e mata.

 1957 – A carnavalesca Alice Gorda vêm pela primeira vez a Macapá aos 25 anos, trazida pelo empresário Orlando Ventura, proprietário do Hotel Coelho, em Belém, a quem o Macapá Hotel estava arrendado, para trabalhar como recepcionista do estabelecimento. Ver 13 de fevereiro de 1960.

 1966 – José Maritano toma posse como bispo prelado de Macapá, nomeado a 30 de dezembro de 1965. Seu governo como prelado vai até 1981, quando a Prelazia de Macapá se transforma  em Diocese.

2002 – A Praça da Bandeira, em Macapá, antiga Praça da Saudade, é reinaugurada pelo governo do Amapá e Prefeitura, com serviços de jardinagem, irrigação e construção de bancos de madeira.

2003. O dia 19 de março, a partir deste ano, passa a ser Feriado Estadual. De acordo com a lei nº 667, de 16 de abril de 2002, “Fica oficialmente considerado São José como padroeiro do Estado do Amapá”. O artigo 2º da mesma lei diz que “o dia 19 de março, data consagrada a São José, é considerado feriado em todo o Estado do Amapá”.

2005. Ampliação da EE Professora Maria Iraci Tavar4es, em Ferreira Gomes. Os valores dos investimentos não foram divulgados.


2012. UEAP conquista o direito de emitir diploma em todos os cursos de graduação. A Resolução é de nº 084, do Conselho Estadual de Educação, autorizando a UEAP a enviar diploma para todos os cursos de graduação.

18 de Março


1915 – Nasce na Itália, José Maritano, o primeiro bispo diocesano de Macapá. Ver 18.03.1966.

1966 – José Maritano chega pela primeira vez a Macapá, como bispo prelado (o segundo da história). Ver 19 de março de 1966.

1978 – Chega a Macapá o desportista, jornalista e poeta Aloísio Brasil (Aloísio Brasil Freires) para  administrar o jornal Marco Zero, de propriedade do médico Roberto Macedo (Roberto Hescket Cavaleiro de Macedo).

1981 – É inaugurada em Macapá, a Casa do Artesão, pela Secretaria de Promoção Social. (Governador Annibal Marcellos)

1998  - O Tribunal de Justiça do Amapá  inaugura o Posto Avançado do município de Cutias do Araguari, dotado de gabinetes para o juíz de Direito, o promotor de Justiça  e o defensor público, e de um cartório de  distribuição, copa e dependências para  a Justiça Eleitoral.

1999 –  É inaugurado  o  Posto Avançado da Justiça no município de Cutias do Araguari.

2001.  É criado o Centro de Referência para o Desenvolvimenso Sustentável (CRDS), que passa a substituir o IETA (Instituto de Educação do Território do Amapá).


2002 – Macapá-AP. É inaugurado o CRDS – Centro de Referência Educacional Para o Desenvolvimento Sustentável, no mesmo prédio – reformado – do antigo IETA, oferecendo inicialmente três cursos técnicos. Urbanismo e Paisagismo, Gestão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel, abrindo 540 vagas. 

17 de Março


1950. Macapá. Canal da Mendonça Junior

1637 – O cabo português Ayres Chichorro é promovido a Capitão-Mor por ato de bravura e coragem,  na retomada do Forte de Cumaú, em 9 de julho de 1632.

1836 – Chegam à vila de Macapá, autoridades de Santarém que acaba de cair em mãos dos cabanos, entre elas o juiz de Direito da Comarca de Tapajós, Joaquim Francisco de Souza. (Picanço, Estácio Vidal, Pág. 85).

1961 – O juiz de Direito Jarbas Amorim Cavalcante escreve ao presidente da República, posicionando-se contrário à assinatura do contrato do manganês no Amapá, entre o Governo do Amapá e a Icomi (Industria e Comércio de Minério) para expliração do minério de manganes em Serra do Navio.

1972 – Chega a Macapá o padre camiliano Lido Milani, com a função de administrar o Hospital Escola são Camilo e formar um corpo de enfermagem.

1993 – O governador do Estado, Anníbal Barcellos, veta o Projeto de Lei que concede meia passagem nos transportes coletivos para estudantes do Amapá.

1994 – Pela Resolução nº 9, do Tribunal de Justiça do Amapá, é instalada a 3ª Vara Criminal da comarca, especializada em  Infância e Juventude.

2002 – Uma bezerra é a grande atação no Rurap (Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá). Batizada com o nome de Coração, é a primeira cria de inseminação artificial do Estado. Nasceu nesta data (17) e faz parte do rebanho do pecuarista Antonio Galvão Filho, residente no municipio de Amapá.

2004. I Encontro de Ressurgimento da Ex-Guarda Territorial. Participação do ex-guardas territoriais e filhos de ex-guardas. A entidade surge, agora, como uma ONG que prestará auxílios comunitários à população.

2008 – Macapá. É inaugurada a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Consumidor (Decon). No Superfácil Zona Norte, no bairro São Lázaro. Objetivo: Proteçã das relações de consumo e serviço oferecidos à população amapaense, levando ao conhecimento sobre os seus direitos quanto à compra de bens e contratação de serviços,seja no âmbito público ou privado.


2010 – É implantada uma biblioteca ambiental na Escola Família Agroextrativista do Maracá, em Mazagão, com um acervo inicial de dois mil livros, um microcomputador, uma impressora a jato, seis conjuntos de mesas com cadeira em madeira de lei, 80 caixas bibliográficas, 90 bibliocantos, 10 estantes, uma televisão de 29 polegadas, um aparelho de DVD e um projetor multimídia. Professores da Escola foram treinados em Gestão, Informação e Documentação Ambiental para  gerenciamento e produção de acervo bibliográfico.

16 de Março


1734 – O rei de Portugal escreve ao governador do Pará, referindo um incidente que teria ocorrido entre franceses e portugueses no Cabo do Norte, e confirma que “as terras desta Coroa se estendem até a margem meridional do Rio de Vicente Pinzón”.

 1916 – O historiador Henrique Jorge Hurley é nomeado promotor público de Macapá. Militar paraense, Jorge Hurley é promovido em 1904 no posto de capitão e passa a comandar a 2ª Companhia do Corpo de Infantaria do Pará, ingressando neste mesmo ano na Faculdade de Direito do Pará. Em 1907 deixa a vida tornando-se advogado em Belém. Sempre ligado ao Jornalismo, trabalhou um bom tempo no jornal “A Província do Pará”. Em 1911 é nomeado juíz substituto da Comarca de Baião (27 de maio). Em 21 de março de 1914 é nomeado promotor público de  Curuçá.

 1918 – O padre belga Júlio Maria de Lombarde é nomeado diretor da Instrução Pública, pelo intendente de Macapá Alexandre Vaz Tavares.

2001 – É inaugurada em Macapá a Casa-Abrigo Fátima Diniz, pelo governador João Alberto Capiberibe. Parceria entre o Governo do Amapá e o Ministério da Justiça (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher).

2002 – É inaugurada na comunidade de São Joaquim do Pacuí, uma fábrica de farinha de mandioca com capacidade para produzir até 20 toneladas da farinha por mês.


2004. O Governo do Amapá transfere o Centro de Convivência do Matapi Mirim à Prefeitura Municipal de Santana. O prédio fica localizado na estrada que dá acesso ao Delta do Matapi, no distrito do Elesbão.

5.3.16

15 de Março

1950. Macapá. Matriz de São José de Macapá. À esquerda, prédio do Palácio do Governo,
 num casarão adptado onde funcionou, no passado, a primeira Câmara de Vereadores.

1624 – Um decreto real proclama a libertação de todos os índios escravizados pelos colonos portugueses. A partir daí, tem início o tráfico de negros africanos para o Brasil e todas as demais colônias portuguesas.

1773 – Macapá. Lobo d’Almada assume a administração da vila, após organizar a população nascente de Mazagão.

1836 – O comandante da Praça de Macapá, major Francisco de Siqueira Monterozzo Mello da Silveira Vasconcellos, comunica ao presidente da Província do Pará, Jorge Rodrigues, a presença do capataz Manoel Pedro dos Anjos, comandante dos cabanos, entre as forças que estavam alojadas no litoral da Ilha de Marajó. Refere-se ainda à vitória conseguida pelo capitão Pantoja e seu ajudante Pereira de Brito, contra os rebeldes localizados em Curuçá e Caju-Uma.

 1855 – Chega a Lisboa o enviado plenipotenciário brasileiro Paulino José de Souza (Visconde do Uruguai), nomeado para representar o Brasil na questão com a França. Permanecendo 26 anos na capital portuguesa, ele passa a investigar nas bibliotecas e arquivos públicos, documentos referentes à questão do Amapá com a França, com o auxílio do escritor luso Alexandre Herculano.

1945 – Tomam posse os membros da Justiça do Território Federal do Amapá: o juiz de Direito José Ribamar Hall de Moura e o Promotor Público Hildemar Pimentel Maia, em solenidade realizada no salão nobre da Prefeitura Municipal de Macapá (antigo prédio da Intendência), com a presença do governador Janary Nunes e equipe de governo.[1]

1961 – São iniciadas as aulas do curso primário (pela primeira vez) da Escola Santa Bartoloméa Capitânio.          

1963 – Mário Luiz Barata assume o cargo de prefeito de Macapá, em substituição a João Batista Travassos de Arruda até 20 de maio de 1964.

1968 - Ocorria nesta data na cidade de Macapá a incorporação da primeira turma de conscritos que iria compor o corpo de tropa do 34º Batalhão de Infantaria e Selva recém instalado na capital do então Território Federal do Amapá. Até aquele momento a presença do Exército Brasileiro no Amapá era marcada com o funcionamento do Tiro de Guerra nº 130, uma Escola de Instrução Militar.Nas fotos, vemos. Brasão do 34º BIS, Antônio Sampaio, patrono da Arma de Infantaria, 3º pelotão do Tiro de Guerra 130, turma de 1944, que serviu em 1963,do qual eu era o "xerife",soldados do 34º BIS marchando e entrada do quartel, em Macapá. O desfile do 3º Pelotão do TG 130 ocorreu na Avenida AB em 13/9/1963

2010 – É homologado o acordo de repasse da Estrada de Ferro do Amapá (EFA) ao patrimônio estadual, pelo desembargador Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional da 1º Região. O fato encerrou uma disputa de oito anos, entre a União e o Estado do Amapá, pelo domínio da EFA, que agora pertence em caráter irrevogável à população do Amapá. A ferrovia da 194 quilômetros de extensão – ligando o Porto de Santana ao município de Serra do Navio, implantada a partir de 1954 pela Industria e Comércio de Minérios (Icomi) e em operação desde 1957 – funciona atualmente em regime de concessão por uma mineradora.



[1] BARBOSA, Coaracy Sobreira, Historia da Justiça do Amapá, P. 87

14 de Março

1950. Macapá. Alunas da Academia de Música Oscar Santos.

1706 – Falece em Lisboa com 84 anos, Gomes Freire de Andrade.

 1905 – O advogado Egídio Leão de Salles faz uma exposição histórica, em Belém, sobre a incorporação do ex-contestado do Amapá ao Pará. (A Província do Pará, jornal, desta data).

1920 – O jornal O Paiz, do Rio, desta data, publica uma reportagem sobre os trabalhos preliminares de colonização do Amapá após o Laudo de Berna, a começar pelo Oiapoque.

1942 – Em pleno clima de Guerra Mundial, e atendendo às reivindicações do arcebispo de Belém, o Chefe de Polícia de Belém comunica a seu colega de Macapá ter concedido salvo-conduto aos padres alemães que exercem ministério sacerdotal no Amapá.

1944 –. Por iniciativa do Dr, Hildemar Pimentel Maia era fundado nesta data, na cidade de Macapá, o Aero Clube, entidade que brevetou vários pilotos, entre eles Hamilton Henrique da Silva,Walter Pereira do Carmo e Antônio Carlos Pontes.O Aero Clube teve hangar e sede instalados em área à margem da pista do aeroporto da Panair do Brasil. que atualmente encontra-se ocupada pelo Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Segurança Pública, Biblioteca Cívica e outros órgão. Originalmente, sua área ficava compreendida entre as ruas Jovino Dinoá/Leopoldo Machado e avenida FAB/Procópio Rola. A ocupação do terreno foi iniciada na gestão do Capitão-de-Mar e Guerra Arthur Azevedo Henning e consolidada no governo Aníbal Barcellos. Até hoje os sócios do Aero Clube não foram indenizados.Nas fotografias vemos: Dr. Hildemar Maia( a seu lado, sentado, está o Dr. Amilcar Pereira,governador do Amapá) e a sede do Aero Clube.

1962 – O professor Antonio Munhoz Lopes é designado pelo governador do Amapá para servir como orientador educacional do Ensino.


2002 – O Abrigo de Velhinhos é transformado em Centro de Referência para o Tratamento de Idosos, cm um orçamento anual inicial de R$ 500 mil. 

13 de Março

1950. Macapá. Primeira turma de formandos da Escola Normal (depois Instituto de Educação do Território do Amapá)

1748 -  Falece em Lisboa, Bernardo Pereira de Berredo, que foi governador e capitão-general do Maranhão (de 18 de junho de 1718 a 30 de maio de 1722). Escreveu os Anais Históricos do Estado do Maranhão, quie foram publicados em 1749, ano seguinte ao de sua morte.

1772 – É concluído em Mazagão, no rio Mutuacá, o primeiro templo católico.

1836 – O alferes Francisco de Siqueira Monterozzo, comandante militar de Macapá, recebe o capitão da Guarda Nacional, o macapaense Raimundo Joaquim Pantoja, que solicita mantimentos e armamentos para serem utilizados no combate aos cabanos. Monterozzo acode Pantoja, prestando-lhe auxílio.

1920 – O ministro da Agricultura, Simões Lopes, empossa o engenheiro Gentil Norberto na chefia da Comissão de Colonização de Oiapoque, nomeado pelo então governo federal no dia 12 de março de 1920.

1946.  O médico Álvaro Pinho Simões, na direção da Divisão de Saúde (DS) do Governo do Território Federal do Amapá, avisa à população que a assistência médico-odontológica gratuita vai se estender a todas as pessoas, não somente às necessitadas. Quanto às receitas, no caso de necessidade, as farmácias da referida Divisão de Saúde poderão oferecer os medicamentos pelo preço de custo. (Jornal Amapá, de 13 de março de 1946).

1960. O cônego Ápio Campos lança, no salão nobre do Colégio Amapaense, a obra Olhos Dentro da Noite, sob iniciativa do Grêmio Literário e Cívico Rui Barbosa, do referido estabelecimento de ensino, a convite do professor Antonio Munhoz Lopes.

1961.  Nasce em Macapá o político Leury Salles Farias, filho da ex-vereadora e educadora Deusolina Salles Farias e do ex-prefeito de Macapá, Amaury Guimarães Farias.

2002 -  O municipio de Tartarugalzinho é contemplado com expansão da energia elétrica. A energia é proveniente da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, com potência de 13,8 KVA. Serão 1.300 novos consumidores, para uma população de 5.200 habitantes. Foram implantados 399 postes, 381 luminárias, 14 cabinas transformadoras, um alimentador com potência instalada de 997,5 KVA. O custo total da obra foi de R$ 589 mil, com recursos do Governo do Estado.

Foram aplicados R$ 200 mil na reforma e ampliação do sistema de abastecimento de água tratada: R$ 20 mil do Governo do Estado e R$ 180 mil da União, obtidos através da Fundação Nacional da Saude. No municipio de Amapá, o valor das obras atingiu R$ 110.370,00 vindos do Orçamento Geral da União. Além da reforma e reabilitação da estação de tratamento e da casa de química, uma casa de bombas e um novo poço de captação foram instalados, aumentando a capacidade de produção de água tratada para 50 mil litros por hora, que já beneficia toda a população da cidade do Amapá.


2008 – A Camara Federal aprova Projeto de Lei que cria a Zona Franca de Macapá e Santana . A proposta prevê, entre outras coisas, isenção de IPI. A Zona Franca de Macapá e Santana permitirá a industrialização de produtos de origem animal, vegetal e mineral produzidos a partir de matéria prima de origem local.Prevê como incentivo a isenção de IPI, que antes era aplicado somente para comercialização.

12 de Março


1950. Macapá. Prédio da Central de Polícia. Av. Presidente Vargas,
 entre as ruas São José e Cândido Mendes.

1773 – Devido às perseguições por parte dos índios Camopi, três famílias açorianas sobreviventes resolvem migrar de Ilha de Santana para Mazagão, ajudadas pelo próprio governador do Pará, Ataíde Teive.

1920 – O governo federal nomeia o engenheiro Gentil Norberto, chefe da comissão encarregada de fundar e colonizar Clevelândia, em Oiapoque. Ver 13 de março de 1920.

1920 – O jornal A RAZÃO, de Belém, combate a pretensão dos amapaenses de quererem uma organização administrativa autônoma.

1949. É fundado em Macapá o Grêmio Literário e Cívico Rui Barbosa, congregando alunos do então Ginásio Amapaense, atual Colégio Amapaense. A primeira diretoria ficou constituída de José Raimundo Barata (presidente), Mário Quirino da Silva (Orador), Edilson Borges de Oliveira (tesoureiro). No dia 24 de março deu-se a posse da primeira diretoria, em solenidade ocorrida no salão nobre da Escola Profissional Getúlio Vargas (atual Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes).

1973 – O Ginásio de Macapá muda a nomenclatura para Ginásio Integrado de Macapá, passando a receber alunos do sexo feminino.

1985 – Uma das ruas do bairro Perpétuo Socorro passa a se chamar Rua Maria Gertrudes Gaia, em homenagem a uma das fundadoras da Escola de Samba Maracatu da Favela. Ver 07 de setembro de 1973 e 19 de junho de 1980.

2002 – O Estado do Amapá recebeu a visita de quase 2 mil turistas, procedentes da Alemanha e Inglaterra. Eles cumprem uma agenda turistica pela América do Sul e vêmao Amapá por intermédio da Agência Cassisporé de Turismo, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento de Turismo do Amapá (Detur) e da Secretaria de Estado da Industria, Comercio e Mineração (Seicom).

2004. A Policia Militar do Amapá, orientada pelo Ministério Público Estadual, afasta os oficiais envolvidos no caso da armação ao jornalista Hélio Nogueira, onde foi forjado um flagrante, em março de 2000, de tráfico de drogas. O afastamento foi decidido a partir de denúncia do jornalista, que gravou uma conversa mantida com o ex-comandante da PM, coronel Leonildo Barreto, em que este insinua que a prisão teria sido “armada”.   Os oficiais afastados são Leonildo Barreto (Cel PM), Carlos (TenCel PM), Ricardo Leão Dias (Cel PM), Correa (Major PM).

2006. A agência O Globo publica noticia sobre a descoberta de um observatório celeste descoberto em Calçoene, no Amapá. Ver Amapá Registros Históricos, da mesma data.

2010. Abertura da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, realização do Governo do Amapá e da Universidade Federal do Amapá (Unifap), para discutir as prioridades na área, biotecnologia e biodiversidade (recursos aquáticos e minerais), além de implementações de ações induzidas para áreas de pesquisa e projetos para bolsas de iniciação científica (mestrado e doutorado). As exposições , debates e encaminhamentos finais ocorridos na Conferência serviram de subsídios para referendar a proposta do Amapá na Conferência Regional Norte de Ciencia e Tecnologia, realizado nos dias 18 e 19 de março de 2010, em Belém (Pará).

2010. É inaugurado, em Macapá, o Cine Mairi, na Fortaleza de São José. A nova instituição tem convênio com o Ministério da Cultura (MinC). Na ocasião foi exibido o documentário “Fortaleza, Nosso Forte, Nossa História”


2012. Macapá. A Rádio Difusora de Macapá instala novos transmissores e já transmite em alta qualidade. São dois transistores, um em Ondas Médias, de 25 KW, e outro de Ondas Curtas, de 10 KW; A instalação dos novos transmissores faz o sinal da RDM melhorar em 90%