4.12.16

15 DE DEZEMBRO



1959. Estrada de Ferro do Amapá

1808 – O comandante Yeo (inglês) e o capitão-tenente Luis da Cunha Moreira (depois almirante e visconde de Cabo Frio) atacam e toma o  o fortim de Approuage (na Guiana Francesa).

1947. Santana e Serra do Navio. O empresário Augusto Trajano de Azevedo Antunes dá início aos trabalhos de exploração do minério de manganês pela Icomi, iniciando com pesquisas técnicas no local para prospecção do minério.

1951 – É assinada a lei nº 1503, que fixa a divisão administrativa e judiciária do Território Federal do Amapá para o qüinqüênio de 1949 a 1953. Esta mesma lei cria os distritos de Clevelândia do Norte e Vila Velha do Cassiporé, no município de Oiapoque.

1957 – É fundado oficialmente em Macapá o Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela, pelo carnavalesco José Vagalume dos Santos. Durante reunião, na casa da Tia Gertrudes, com a presença de Pinheirense, Mane de Souza, Luzia, Domingas, Esmerilda, Lelé, Candido Moreira, Raimunda Mendes, Biló, Zeca Serra (o prieiro presidente), Heitor Picanço Geraldo, Alcides Carioca, Maria Sambista e outros. Este nome foi dado em homenagem ao folclore pernambucano.[1]

2003. Municipio de Amapá. Instalação, a titulo experimental, do primeiro sistema de energia alternativa solar fotovoltaicaa na vila do Sucuriju, com geração de energia 24 horas, e primeiras experiências de dessalinização para melhoria do abastecimento de água. Convênio com a Universidade Federal de Pernambuco.

2011. Macapá. Os empresário Adiomar Veronese e Jaime Dominguez Nunes montam, no bairro do Pacoval, na Rua Guanabara nº 23, o ATACADÃO MARACÁ.



[1] Extra oficialmente da data de fundação é 5 de julho de 1947, mas só 10 anos depois, em 15 de dezembro de 1957, os documentos de fundação da escola foram registrados em cartório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário